terça-feira, 30 de abril de 2013

Memória, inteligência e células-tronco




Esta semana um artigo publicado na revista Nature Biotechnology demonstrou que células-tronco embrionárias humanas injetadas no cérebro de camundongos levou ao aparecimento de neurônios e a recuperação da memória. Esta incrível descoberta foi fruto de um experimento que tinha como objetivo elucidar os mecanismos da doença de Alzheimer, mas abriu novas perspectivas na busca de uma terapia para esta doença.
Primeiramente, a equipe de pesquisadores do Waisman Center (EUA) realizou lesões no cérebro de camundongos na área onde estão presentes os neurônios associados à Alzhemier e à outros distúrbios neurológicos como epilepsia. Células-tronco embrionárias humanas foram previamente manipuladas para se tornarem células progenitoras neurais (células precursoras com potencial para originarem todos os diferentes tipos de células do cérebro). Estas células progenitoras foram então transplantadas diretamente na região lesionada do cérebro destes animais. Por fim, os animais foram analisados por testes funcionais e de memória. Os resultados demonstraram que os camundongos transplantados tiveram melhores resultados em testes de memória do que os não transplantados, sugerindo que sua função cerebral foi restaurada
Injeções de células-tronco embrionárias em camundongos podem resultar na formação de tumores, uma vez que estas células são capazes de se dividir muito rapidamente. Entenda mais no nosso site. Controlar estas células, assim como qualquer tipo de célula-tronco, é o primeiro passo para uma terapia. Uma das maneiras de controle é estimular as células-tronco para que se diferenciarem no tipo de célula que você quer, no caso deste trabalho, neurônios.  
Um dos autores argumenta que a chave para o sucesso deste estudo foi garantir que as células injetadas eram todas pré-diferenciadas (para neurônios), e não mais células-tronco embrionárias: "Muitos outros experimentos em que foram transplantadas células-tronco embrionárias resultaram na formação de uma massa de células ou tumores. Isso não aconteceu no nosso caso porque as células transplantadas foram pré-programadas, ou seja, já tinham um destino (neurônios) de modo que não foram capazes de gerar qualquer outra coisa (tumores). A formação de tumores tem sido resultado frequente de grupos sem conhecimento para realizar a manipulação prévia das células.” O autor ainda completa: “As células-tronco adultas também podem produzir alguns tipos de neurônios, e podem ter efeitos semelhantes aos que mostramos. É necessária somente a manipulação correta destas células”.
A chave do sucesso deste estudo foi, então, a manipulação das células-tronco antes do transplante. Uma lição para levarmos para casa. Se as células-tronco embrionárias tivessem sido transplantadas sem prévia manipulação iriam formar tumores e não levariam à nenhuma recuperação de memória. Sabemos que muitas empresas tiram proveito de publicações como esta para fazer propaganda de que células-tronco curam Alzheimer. Mas a verdade é que esta equipe de pesquisadores soube exatamente COMO manipular estas células-tronco afim de obter este resultado e não um resultado adverso. As conseqüências de injeções de células por profissionais sem conhecimento, sem realização de pesquisa prévia, podem ser desastrosas.
A qualidade da extração, a quantidade, a manipulação prévia e muitos outros fatores técnicos são fundamentais para garantir um transplante de sucesso. Recentemente foi matéria de um jornal americano (veja aqui) a necessidade de deixar na mão de profissionais especializados a manipulação de células-tronco. O autor da matéria pergunta: “Você faria uma cirurgia cardíaca com um dermatologista?”. Por isso é necessário estar nas mãos de profissionais de qualidade e pesquisadores. Não se deixe enganar! 

Entrevista dos autores retirada do wired.co.uk 

Quer saber mais sobre células-tronco e memória? Outro artigo muito interessante foi publicado recentemente na revista Cell Stem Cells (veja a reportagem aqui, o artigo aqui e comentários aqui). 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Órgãos sob encomenda


Nesta semana cientistas do Massachusetts General Hospital (MGH), em Boston, mostraram sucesso no transplante de rins criados em laboratório a partir de células-tronco. Após o transplante, estes órgãos começaram a filtrar o sangue dos roedores e produzir urina. Mas construir um órgão não foi uma tarefa fácil, os cientistas partiram de rins de animais, retiraram todas as células deste rim, restando somente seu arcabouço (veja aqui exemplo com fígado). Sobre este molde eles colocaram células-tronco mesenquimais de cordão umbilical mais células de rim. O trabalho está descrito em detalhes na edição atual da revista Nature Medicine.  Pela primeira vez demonstraram que é possível criar um rim funcional em laboratório. Mas esta técnica não é nova, já tinha sido utilizada com sucesso para fazer outros órgãos como pulmão e coração, e também fígado, por outro grupo da mesma instituição. 
Se este resultado for obtido com rins humanos irá ajudar muitos portadores de doenças renais que não podem sobreviver somente com hemodiálise. Estes dependem de um transplante que, além de ter uma fila de 100mil pessoas na espera, requer o uso de imunossupressores para sempre.
Mas construir um rim novo não será o mesmo que realizar um transplante de órgão doado? O procedimento cirúrgico é o mesmo, mas se o órgão transplantado for feito com células-tronco do próprio paciente não irá haver rejeição. Ou seja, se você guardou suas células-tronco mesenquimais, poderá utilizá-las, num futuro próximo, para este fim também. Esta técnica poderá acabar com as atuais intermináveis filas dos transplantes de órgãos em todo o mundo.
Órgãos formados a partir de células-tronco já foram transplantados em humanos com sucesso. A primeira criança a receber uma traquéia formada a partir de suas próprias células-tronco tem mostrado progressos notáveis ​​desde o transplante, realizado há dois anos. Ciaran Finn-Lynch, o menino 13 anos de idade, do Reino Unido, foi a primeira criança do mundo a receber um transplante de traqueia formada a partir de células-tronco dele mesmo. Ele está respirando normalmente e não precisa tomar imunossupressores, relatam os pesquisadores em um artigo publicado no revista Lancet. O órgão não tem mostrado sinais de rejeição e cresceu 11 centímetros desde que foi transplantado, de acordo com os pesquisadores.
O futuro do transplante de órgãos está mudando (veja aqui). As células-tronco mesenquimais vem mostrando grande potencial na bioengenharia de órgãos e por isso é tão importante guardá-las o quanto antes (veja documentário da National Geographic aqui). Estas técnicas não são simples e requerem expertise para serem aplicadas. Na hora de escolher onde guardar suas células mesenquimais é importante se informar se a equipe da empresa escolhida é capaz de multiplicar as células para obter grandes quantidades, e mais, se é capaz de realizar testes de qualidade para garantir a eficácia e segurança das mesmas. A equipe StemCorp está sempre antenada nos avanços relacionados à células-tronco mesenquimais e conta com um diretor cientifico fazendo pesquisa na Harvard Medical School, em Boston, que está em contato com a equipe responsável pela bioengenharia de fígados no MGH e aprendeu a técnica de recelularização utilizada para refazer os órgãos que discutimos acima. Além disso nossa equipe participa de um projeto com apoio do Ministério da Saúde para reproduzir esta tecnologia no Brasil (veja aqui). Por estar vinculada à pesquisa a StemCorp traz para você o que existe de mais novo em células-tronco mesenquimais no mundo.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Células-tronco com selo de qualidade?


Essa semana no New York Times uma matéria sobre transplante de células-tronco de tecido adiposo para combater rugas, chamado nos Estados Unidos de Stem-CellFace-Lifts, discute os resultados obtidos por uma paciente que fez o procedimento e a regulamentação da técnica.
from FreeDigitalPhotos.net
A maior critica feita é a falta de caracterização das células, ou seja, eles injetam células sem saber se são células-tronco ou não. Mas como saber? Acredita-se que todos os tecidos vascularizados tenham células-tronco mesenquimais além de outras células. O método de obtenção de células-tronco difere muito dependente do tecido, por exemplo tirar células-tronco mesenquimais do tecido do cordão umbilical é muito diferente de separar da gordura. Mas uma vez obtidas, as células-tronco mesenquimais devem ser submetidas à um processo de caracterização antes de serem utilizadas. Células-tronco mesenquimais apresentam um padrão específico de proteínas em sua superfície além de serem capazes de formar pelo menos 3 tipos de linhagens de células adultas diferentes. É o certificado de garantia destas células e deve ser obtido antes das células serem aplicadas. Este não é um processo trivial e é preciso ter conhecimento sobre células-tronco para fazê-lo. Por isso é importante estar nas mãos de um especialista (saiba mais aqui).
Muitas empresas já oferecem tratamentos com células-tronco, seja para fazer cabelo, lipoescultura, face-lift. É importante saber que não existe nenhum tratamento aprovado pela FDA (agencia americana) nem pela nossa ANVISA. Todos as possíveis aplicações estão em fase de teste clínico, muito próximas a serem regulamentadas. Porque estamos falando isso? Porque testes clínicos não podem ser cobrados. Se você vir em qualquer lugar um “tratamento” ou injeção de células-tronco ser cobrado peça para ver a regulamentação e pergunte pelo que está sendo cobrado. Mais importante, se for um teste clínico, veja a qualidade das células usadas e o que eles usam para crescer estas células. Pergunte sobre caracterização e potencial de diferenciação. Se você não souber julgar a qualidade procure a equipe StemCorp.
O mais importante é que a StemCorp tem uma equipe de especialistas em células-tronco mesenquimais trabalhando full time na separação das células dos seus clientes, e não somente dando consultoria. Esta é uma grande diferença do produto que estamos oferecendo e da qualidade das células-tronco que serão entregues no caso de uma futura aplicação.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Faça sua gordura ser útil!


Com o frio chegando começa a temporada de lipoaspiração, visando o verão 2014!! E o que mais queremos é nos livrar daquela gordurinha indesejada, jogar ela no lixo! Não, o lixo não!!! Uma vez na vida você vai poder ser feliz com a sua gordura, ela é a fonte mais rica em células-tronco mesenquimais. A gordura tem 500 vezes mais células-tronco por mililitro que a medula óssea. Estas células podem virar osso, músculo, cartilagem e mais gordura! Para que eu quero mais gordura? Você sabia que o grande problema de uma lipoescultura é a reabsorção do tecido transplantado? Entretanto, se colocarmos mais células-tronco na gordura a ser transplantada a reabsorção é menor! As células-tronco mantém a gordura transplantada sem ser reabsorvida e se diferenciam em novas células de gordura. E mais, existem diversas pesquisas clínicas utilizando células-tronco de tecido adiposo para diferentes fins. Por exemplo, para aliviar marcas de expressão do rosto e até para substituir o silicone em implantes de mama (veja aqui). Mas não são somente estéticas as aplicações, estas células tem potencial de serem aplicadas em doença de Crohn, queimaduras, diabetes, fraturas ósseas, e muitas outras doenças.
A grande duvida de nossos clientes é: porque eu preciso guardar minha gordura agora se posso retirar qualquer hora quando precisar? A resposta é simples, quanto mais jovem sua célula-tronco é, melhor ela será. Todas as células do seu corpo sofrem ação do ambiente e da idade. Acumulam erros no DNA que podem comprometer seu potencial. Por isso, quanto antes você guardar suas células, melhor! E no caso de uma complicação grave, como um problema cardíaco, nenhum médico irá liberar uma lipo para realizar o isolamento de células-tronco. Mas se suas células-tronco estiverem guardadas, poderão ajudar. Por fim, quem já fez uma lipo sabe que a recuperação não é nada agradável, e fazer de novo para retirar células-tronco não parece uma boa idéia.
A melhor forma de obter células-tronco mesenquimais de gordura é a lipoaspiração, porque é possível obter uma grande quantidade de tecido adiposo e assim guardar mais células-tronco. Mas se você não tem uma lipo programada, não tem problema! A equipe StemCorp foi a primeira a realizar estudos científicos com células-tronco do tecido adiposo no Brasil e possui toda expertise para obter estas células até de quantidades mínimas de gordura. Estes podem ser retirados via punch pelo seu dermatologista/plastico ou durante qualquer procedimento cirúrgico. Se você tem uma cirurgia agendada, converse sobre esta possibilidade com nossa equipe e com seu médico. E lembre-se, se você estiver interessado em guardar suas células-tronco de gordura é melhor que o faça o quanto antes para guardar células mais jovens e de melhor qualidade.