segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Células-tronco para queimaduras: The Skin Gun - National Geographic Channel








The Skin Gun - Utilizar células-tronco para tratamento de queimaduras
National Geographic Channel
 Os cientistas descobriram, após alguns testes, que a utilização de células-tronco pode curar queimaduras graves. A novidade veio do Instituto de Medicina Regenerativa da Universidade de Pittsburgh (EUA). A técnica é chamada de "arma de células".
O método consiste em cultivar uma mistura que inclui células-tronco do próprio paciente para obter uma quantidade suficiente. Em seguida, utilizando uma "pistola" em forma de spray, o médico responsável aplica um spray do material diluído no local do ferimento. Na superfície, capilares artificiais recebem uma solução nutricional para acelerar a recuperação, que leva apenas alguns dias.
Depois de passar por vários testes durante os últimos três anos, a "arma" já começou a ser usatlizada em voluntários. Um policial norte-americano que teve parte do rosto e um dos braços queimados foi um dos candidatos mais bem-sucedidos. Em quatro dias de tratamento, a pele já estava "seca" e sem a necessidade de curativos, o que poderia demorar semanas sem o tratamento. A recuperação total incluindo o retorno à pigmentação normal da pele são processos que podem levar meses, mas que valem a espera.
Mais um motivo para armazenar suas células-tronco para uso futuro. No caso de queimaduras graves, dependendo da extensão do ferimento e condições do paciente, não é possível a retirada de células-tronco mesenquimais para fazer a aplicação. Por isso somente células-tronco já armazenadas anteriormente podem ser utilizadas.

Um comentário: