segunda-feira, 30 de maio de 2016

Novo tipo de célula-tronco com apenas meio genoma é criado por cientistas em NY


A título de curiosidade, pela primeira vez, cientistas conseguiram criar um tipo de célula-tronco embrionária que carrega uma única cópia do genoma humano. Essa descoberta poderá levar ao avanço da pesquisa sobre edição genética, rastreio genético e medicina regenerativa.
De acordo com um estudo publicado no periódico "Nature", as células-tronco, derivada do óvulo feminino, são as primeiras células humanas conhecidas capazes de divisão celular com apenas uma cópia do genoma da célula do progenitor. Espera-se que a descoberta reduza-se a complexidade para se identificar anormalidades genéticas, o que poderia levar a uma melhor compreensão de muitas doenças.
Os pesquisadores, incluindo cientistas da Fundação de Células-Tronco de Nova York, identificaram células-tronco haploides capazes de se transformar em muitos outros tipos de célula, como células nervosas, do coração e pancreáticas, mantendo ao mesmo tempo um único conjunto de cromossomos.

Essa nova descoberta pode facilitar cada fez mais na descoberta de novas doenças genéticas e possíveis soluções através de novos métodos.