domingo, 28 de agosto de 2016

Células-tronco mesenquimais no tratamento de Doença de Crohn

Um artigo publicado em uma revista internacional mostra a eficiência, viabilidade e a segurança da terapia baseada em células-tronco tecido adiposo para fistulas perianais da Doença de Crohn. O estudo foi desenhado como um ensaio clínico randomizado para verificar a eficácia do uso de ASC no tratamento de fístulas perianais complexas. Foram realizados transplantes de células-tronco mesenquimais de tecido adiposo em 49 pacientes com fístulas perianais complexas. Foram avaliadas a cura da fístula e qualidade de vida dos pacientes depois oito semanas e um ano. Os resultados foram animadores: a cura foi observada em 71% pacientes que receberam células-tronco mesenquimais de tecido adiposo, enquanto somente 4% tiveram remissão da doença somente com cola cirúrgica (tratamento convencional). Nenhum paciente teve efeitos colaterais mostrando que a aplicação destas células é segura. Este estudo mostra mais uma vez que as células-tronco mesenquimais de tecido adiposo podem ser utilizadas em fistulas perianais de doença de Crohn com segurança e o tratamento é eficiente em seres humanos. Alguns países já liberam o uso de células tronco mesenquimais para doença de Crohn devido aos ótimos resultados, como este, em testes clínicos.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Células-tronco são uma das alternativas para tratamento de doenças renais e pulmonares


A glomeruloesclerose segmentar e focal (Gesf) é uma doença renal que dá poucas esperanças aos seus pacientes. O tratamento consiste basicamente de corticoides e imunossupressores, o que nem sempre tem boa uma resposta, já que parte dos doentes desenvolve resistência aos medicamentos e o quadro acaba evoluindo para insuficiência renal crônica. Com indicação para a hemodiálise, esses pacientes terminam engrossando as filas de transplante.

“Isso sobrecarrega e onera o sistema público de saúde. Logo, contar com uma alternativa que impeça essa evolução e permita que esses pacientes consigam viver como doentes crônicos e com melhor qualidade de vida já é um grande avanço”, fala o médico Marcelo Morales, Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que estendeu suas pesquisas sobre a utilização de de células-tronco no tratamento de doenças pulmonares, como a silicose e fibrose cística, para doenças renais, como a Gesf e a nefropatia diabética. Ele acredita que, também nestes casos, em que há lesão renal, as células-tronco sejam uma opção eficiente.

Na silicose pulmonar, provocada pela inalação de poeira de sílica, um processo inflamatório lento e contínuo que vai gradativamente transformando o tecido pulmonar em tecido cicatricial. Como todos sabem, as células-tronco têm poder anti-inflamatório e antifibrótico. Elas liberam moléculas, proteínas e fatores que modulam a resposta inflamatória.

“Na silicose, pudemos perceber que, em animais, o tratamento impede a evolução da doença e ainda que já era possível aplicá-lo com segurança em seres humanos”, disse o médico.

No caso das doenças renais, o pesquisador pôde observar que as células-tronco tem o mesmo papel que nos casos de silicose. O que é um passo para uma técnica que pode melhorar a condição do paciente e as filas de transplante. 

Segundo o pesquisador, mais testes devem ser feitos para que a terapia esteja disponível para o público. Mais testes dependem de financiamento, logística e interesse do poder público para que esses procedimentos. Entretanto os dados já mostram que a aplicação de células-tronco em caso de doenças pulmonares e renais é possível e pode se tornar rotina em um futuro próximo. 

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Células-tronco para queimaduras: The Skin Gun - National Geographic Channel








The Skin Gun - Utilizar células-tronco para tratamento de queimaduras
National Geographic Channel
 Os cientistas descobriram, após alguns testes, que a utilização de células-tronco pode curar queimaduras graves. A novidade veio do Instituto de Medicina Regenerativa da Universidade de Pittsburgh (EUA). A técnica é chamada de "arma de células".
O método consiste em cultivar uma mistura que inclui células-tronco do próprio paciente para obter uma quantidade suficiente. Em seguida, utilizando uma "pistola" em forma de spray, o médico responsável aplica um spray do material diluído no local do ferimento. Na superfície, capilares artificiais recebem uma solução nutricional para acelerar a recuperação, que leva apenas alguns dias.
Depois de passar por vários testes durante os últimos três anos, a "arma" já começou a ser usatlizada em voluntários. Um policial norte-americano que teve parte do rosto e um dos braços queimados foi um dos candidatos mais bem-sucedidos. Em quatro dias de tratamento, a pele já estava "seca" e sem a necessidade de curativos, o que poderia demorar semanas sem o tratamento. A recuperação total incluindo o retorno à pigmentação normal da pele são processos que podem levar meses, mas que valem a espera.
Mais um motivo para armazenar suas células-tronco para uso futuro. No caso de queimaduras graves, dependendo da extensão do ferimento e condições do paciente, não é possível a retirada de células-tronco mesenquimais para fazer a aplicação. Por isso somente células-tronco já armazenadas anteriormente podem ser utilizadas.