sexta-feira, 26 de maio de 2017

Cientistas transformam células-tronco em células pulmonares

Os pulmões humanos, como todos os órgãos, começam a sua existência como aglomerados de células-tronco indiferenciadas. Com o desenvolvimento elas se diferenciam formando as vias aéreas e os alvéolos, que basicamente são sacos delicados onde existe a troca de oxigênio por dióxido de carbono. Por fim, se transformam em pulmões.

Durante anos, os cientistas especialistas em doenças pulmonares, como a fibrose cística, tentaram rastrear o processo de formação do pulmão em detalhes. Neste sentido, os pesquisadores do Centro de Medicina Regenerativa da Universidade de Boston (CReM) anunciaram que conseguiram formar células pulmonares a partir de células-tronco. Recapitulando toda a diferenciação.

Os pesquisadores esperam que os resultados, publicados separadamente no Journal of Clinical Investigation e Cell Stem Cell, no futuro poderão tratar doenças pulmonares, tão frequentes na população.

A técnica consiste na formação de organoides, que são mini órgãos onde os pesquisadores podem estudar o pulmão. Estes organoides são ferramentas que servem os cientistas estudarem, em detalhes, o desenvolvimento do pulmão humano e testar drogas e novas terapias.

Por exemplo, para a doença fibrose cística que é uma doença causada por mutações em um único gene, o CFTR. A mutação faz com que os pulmões de uma pessoa produzam um muco grosso e viscoso que leva à infecção, à inflamação e, eventualmente, à falha dos pulmões. Para muitos pacientes não há cura. Os cientistas então criaram estes organoides de pacientes com fibrose cística para testarem diferentes medicamentos.

Com estes testes, eles descobriram que alguns pacientes respondem diferentemente aos diversos tipos de drogas. Sendo assim, com a criação deste organoides eles puderam testar qual a melhor droga para cada paciente.

Esta é a nova área da medicina personalizada. Onde os medicamentos para tratar a mesma doença poderão ser diferentes dependendo da pessoa e como é sua respostas aos medicamentos. Então, antes de serem prescritos, testes genéticos ou nestes organoides terão que ser realizados. Assim é importante estar atualizado nas novas tendências da medicina e claro, ter suas células tronco prontas em caso seja necessário um teste como este.


Com este trabalho o grupo mostra que é as células-tronco podem ser importantes para doenças pulmonares atuando de duas maneiras diferentes: a) para se tornarem novas células pulmonares substituindo as danificadas (Terapia Celular) e b) serem usadas para teste de medicamentos que serão eficazes para curar sua doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário