quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Tratamento com células-tronco mostra que é possível reverter o envelhecimento


Um dos maiores sonhos dos seres humanos é impedir o envelhecimento e viver mais e ainda com qualidade de vida e beleza. Sendo assim, não surpreende que um dos campos de pesquisa que mais crescem é a procura de como reverter o envelhecimento. Com isso as candidatas ideais são as células-tronco!


Dois estudos clínicos recentes, envolvendo o uso de células-tronco mesenquimais para acabar com a fragilidade causada pelo envelhecimento, mostraram que a aplicação é segura e eficaz. Os resultados de ambos os estudos foram publicados na revista americana The Journals of Gerontology. Estes são os primeiros tratamentos com célula-tronco especificamente dirigidos para envelhecimento.

O primeiro experimento envolveu 15 pacientes com idade média de 76 anos. Cada um recebeu infusões de células mesenquimais e após seis meses, os pacientes mostraram melhora visível na qualidade de vida e condição física. Esses pacientes respiraram com maior facilidade e caminharam por maiores distâncias do que antes da aplicação.

Já o segundo teste foi com 30 pacientes com idade média de 78 anos, e envolveu dois grupos, um recebeu células-tronco e o outro placebo. Aqueles que receberam uma infusão de células-tronco mostraram melhora pulmonar e habilidade de percorrer maiores distâncias. Além de não notar efeitos colaterais, os pesquisadores consideraram as melhoras como extraordinárias. Neste estudo a principal preocupação foi a segurança da injeção de células mesenquimais. Entretanto, os resultados positivos deixaram os pesquisadores muito animados.

Muitas pesquisas têm sido feitas para descobrir formas de retardar o envelhecimento. Entretanto, nenhuma até agora conseguiu a liberação do Food and Drug Administation (FDA), a agência que regulariza dos medicamentos nos Estados Unidos. O método das células-tronco adultas, porém, está muito perto de conseguir essa liberação.

Se os pesquisadores conseguiram estes resultados com células mesenquimais de doadores adultos, imagine se fossem retiradas do cordão umbilical do próprio paciente? Além de terem uma resposta melhor, por serem do próprio indivíduo, as células mais jovens são muito mais potentes. Por isso sempre lembramos que é melhor guardar suas células-tronco mesenquimais o quanto antes para ter células jovens (paradas no tempo) à sua disposição quando precisar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário