segunda-feira, 19 de março de 2018

Congresso de Terapia Celular mostra avanço nos estudos e aplicações clínicas!

No dia 2 de Março de 2018 tivemos na Assembléia Legislativa de São Paulo, o Congresso de Terapia Celular. O evento teve com a proposta abordar diversos aspectos do assunto, incluindo noções básicas sobre células-tronco, mapeamento do momento atual dos estudos clínicos e pré-clínicos para tratamento de diversas doenças, legislação e regulamentação.

Na palestra de abertura o Dr. Eder Zucconi, Ph.D contou um pouco sobre a StemCorp, como foi criada (já falamos isso aqui) e explicou a biologia dos diferentes tipos de células-tronco. Mostrou prorque a StemCorp é um centro especializado em células-tronco mesenquimais, qual é o grande diferencial da equipe e os benefícios de armazenar estas células para uso futuro. Abriu o congresso que seguiu com palestras que comprovavam a importância de armazenar as células-tronco.

A Dr. Daniela Tanikawa apresentou o uso de células-tronco mesenquimais do dente de leite para tratamento de fissuras palatinas e para Cirurgia Craniofacial. Os resultados apresentados foram inacreditáveis visto que as células-tronco são capazes de fechar a fissura óssa sem a necessidade de enxerto. Com esta técnica as crianças não precisam de cirurgia para retirada do enxerto, o tempo de internação e desconforto é diminuído drasticamente, sem contar os custos.

O Dr. Morton Scheinberg mostrou os avanços na terapia celular para osteoartrite, lesões esportivas e doenças condrais. Nós já falamos algumas vezes desse assunto aqui no blog. Ele é um parceiro da StemCorp em um teste clínico que visa avaliar o uso de células-tronco mesenquimais para osteoartite.

Dr. Rodrigo de Castro falou sobre a ulitização de células-tronco mesenquimais para tratamento de incontinência urinaria. Primeiramente mostrou dados dos testes pré-clínicos que obtiveram sucesso e em seguida contou sobre o teste clinico, em parceria com a StemCorp, escola paulista de medicina e Hospital Albert Einstein, utilizando células-tronco mesenquimais para tratamento de mulheres com incontinência urinária.

O encerramento do Congresso foi a aguardada participação de João Batista da Silva Junior, da ANVISA, que falou sobre a Regulamentação da TERAPIA CELULAR. O assunto foi bastante discutido com a audiência, visando a liberação e regulamentação do uso da terapia celular para o tratamento de doenças. João falou que ficou muito impressionado com os testes em andamento no Brasil e  que a Anvisa está disposta a não ser mais o fator limitante na disponibilização da terapia celular para os pacientes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário